Matriz SWOT - FOFA -


GESTÃO LOGÍSTICA INTERNACIONAL - II

A análise F.O.F.A. é uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e de decisão (veja modelo)utilizada para fins estratégicos e gerenciais, construída em uma matriz (tabela) conhecida também como “Matriz SWOT”, que permite encontrarmos as forças e fraquezas - de um profissional, uma equipe, uma atividade, uma empresa - bem como as oportunidades e ameaças de mercado.
A sigla vem do inglês, criada pelo professor Albert Humphrey, da Universidade de Stanford:

S = strengths (forças) – análise interna, dentro da empresa.
W = weaknesses (fraquezas) – análise interna, dentro da empresa.
O = opportunities (oportunidades) – análise externa, fora da empresa.
T = threats (ameaças) – análise externa, fora da empresa.

Referir à ela influenciando o indivíduo, ou a empresa, no ambiente Interno e externo: do indivíduo, da equipe, da empresa, da atividade empreendida ou pretendida.

GESTÃO LOGISTICA INTERNACIONAL - I


TOYOTA - A Fórmula da Inovação
Autor: Matthew E. May - Ed. 3 - Campus - RJ - Pg 8

A Arte da Inventividade
A pressão de inovação em um mercado de concorrência acirrada recai sobre o indivíduo: devemos mostrar mais compromisso, mais adaptabilidade, progresso mais rápido, melhor execução, decisões mais firmes e pensamentos mais livres. Ao mesmo tempo, devemos administrar os riscos, atingir os objetivos de curto prazo e só apostar no garantido. Tudo dentro dos confins de ambientes que são, em geral, tudo, menos livres: sistemas poderosos, estruturas rígidas, programas contraditórios, privilégio de informações, dissimulação política e regras limitantes.

A verdade é que a incerteza, risco e fracasso fazem parte da inovação, e a capacidade de atingir os objetivos dos negócios nem sempre se enquadra com as capacidades pessoais necessárias para a inovação exigida. A solução: trabalhar como um artista. Trabalhar como um cientista.

Como? É necessário explorar sua expertise, correr atrás de possibilidades, rejeitar com coragem o status quo, ver a oposição como um desafio inventivo, impedir que a burocracia e a hierarquia reprimam sua criatividade, usar cortes e restrições de recursos como impulso para novas idéias e métodos. Buscar a pergunta simples do tipo de pensamento da "nova escola", presente no cerne de cada progresso, grande ou pequeno: Existe uma maneira melhor?

Logística e seus Desafios no Brasil


Quando avaliamos o PIB mundial e dos países do BRIC, chegamos a conclusão da velocidade que estas nações estão imprimindo na busca do progresso. Esta busca é importantíssima, pois move as pessoas de classes baixas para classes consumidoras, este é o lado bom deste crescimento. Mas todo o crescimento trás algumas "dores de cabeça", no Brasil a onda do momento é a infraestrutura precária das estradas, cidades, trânsito, caos aéreo, problemas nos portos, etc. Posto isto, o desafio para a Logística torna-se infinitamente grande inclusive para transpormos etapas e abastecermos nossas linhas de montagem e clientes, portanto o caminho é longo, mas muito enriquecedor profissionalmente.

O Profissional de Logística


A tendência mercadológica para os profissionais de logística está em alta, pois o Brasil não estava preparado para o crescimento de exportações e importações que ocorreu na última década. As trocas de mercadorias entre blocos econômicos e trocas entre países, cresce de forma exponencial, logo a demanda por pessoas capacitadas também aumentou, mas isto não significa que existem profissionais preparados no mercado. O Brasil não possuí uma cultura de internacionalização forte como a Índia, por exemplo, portanto temos uma grande dificuldade em acharmos no mercado pessoas com fluência em outros idiomas, principalmente o inglês. Além da problemática do idioma estrangeiro, os profissionais em sua maioria não tem vivência internacional.
Fica então o desafio, o campo de crescimento para especialistas em Logística está aberto e as oportunidades são imensas.

Logística e Globalização


Com os caminhos que as novas tecnologias estão nos proporcionando, as possibilidades de exploração de produtos e novas regiões no globo estão facilitadas, portanto estamos com várias janelas abertas e com oportunidades de suprimentos mundiais.
A globalização aproxima os clientes, aproxima as fontes de suprimentos e também ajuda a troca de informações entre as empresas. Avaliando estas novas alternativas a logística deverá acompanhar esta tendência de aproximação, incluindo aí os profissionais, que devem buscar constantemente atualização técnica e de gestão de processos.