Desenvolvimento de Fornecedores II

Não é fácil desenvolver fornecedores, porque faz-se necessário um relacionamento de colaboração entre as partes e uma mudança na postura, muitas vezes esta equação é mal vista pela auditoria da grande empresa, que cobra um aumento na concorrência mercadológica (GASNIER, 2007).
Muitos fornecedores não possuem recursos financeiros para investir em treinamento, consultores, máquinas e processos exigidos pelas grandes organizações que montam produtos finais, logo o desenvolvimento e o apoio para as MPES são primordiais (GASNIER, 2007).
Um dos trabalhos interessantes para as empresas compradoras é a busca por materiais ou fontes alternativas de suprimentos, mas infelizmente, em muitos casos não encontramos o fornecedor com o produto final pronto ou com o processo de produção desenvolvido, logo temos que investir tempo e dinheiro nas fontes atuais para torná-las capazes de suprir as necessidades da montadora ( DIAS, 2003).

Desenvolvimento de Fornecedores

O processo de compras é extenso e envolve mais atividades do que aquelas diretamente relacionadas com a movimentação de materiais e armazenagem de mercadorias, mas também a seleção de fornecedores, sendo que esta escolha envolve alguns atributos importantes, como: preço, qualidade, continuidade de fornecimento e localização. Um aspecto relevante é a localização, pois esta está diretamente ligada aos custos de logística e ao tempo de suprimento. Se possuirmos fornecedores perto do ponto de uso da linha de montagem, podemos diminuir os estoques de segurança e assim melhorarmos o fluxo de caixa da organização, além da redução dos custos com transporte, por isto é primordial desenvolvermos fornecedores bem localizados. BALLOU (1995).
O desenvolvimento de fornecedores é um dos fatores críticos de sucesso para grandes empresas, pois se não tivermos bons parceiros na cadeia de suprimentos, a qualidade, a pontualidade e a velocidade de lançamento de novos produtos serão impactados negativamente. É muito mais importante desenvolver fornecedores quanto seleciona-los, pois este é um trabalho árduo e de longo prazo, necessitando esta atividade sempre ativa e com um bom planejamento. Quando desenvolvemos fornecedores, a empresa que usa esta política de suprimentos compromete-se com o futuro da comunidade como um todo, aumentando o recolhimento de impostos e gerando empregos na região (GASNIER, 2007).