USO DA MATRIZ DE KRALJIC - APLICAÇÕES II

     A Matriz de Posicionamento Estratégico de Materiais (MPEM), é uma ferramenta importante para as organizações, pois grande parte dos insumos são comprados pelas companhias, podendo chegar a níveis de 70% ou mais em materiais adquiridos em empresas montadoras.
Um número grande de Empresas Industriais tem tratado a questão da aquisição de matérias-primas, componentes e serviços de uma forma padronizada e única, aplicando muito a famosa curva ABC de classificação e priorização dos insumos, logo usa-se uma forma uniforme e não segmentada de estratégia de aquisição de materiais.
A MPEM é um avanço em relação à situação descrita acima, pois classifica e prioriza a estratégia que devemos adotar para cada tipo de insumo adquirido, porque ela avalia a Influência nos resultados, e mostra também a Influência no Risco de Suprimento, combinando e posicionando cada tipo de material, logo direciona qual a melhor gestão e plano de ações para cada um deles.

 

O que é fluxo de atendimento ou fluxo de valor?


O fluxo de atendimento está intimamente ligado ou pode ser dito que é o resultado do fluxo de valor.

            Uma das grandes dificuldades na cadeia de suprimentos é que os gestores de cada departamento nas organizações não conseguem ver ou estão míopes em relação aos fenômenos fora de suas áreas. Esta miopia muitas vezes é maximizada pela departamentalização “trancando” a movimentação de informações e materiais ao logo do fluxo de atendimento como curvas de rio. Com isto, os produtos ou serviços não fluem com rapidez, logo, comprometem o atendimento ao cliente e por consequência causam danos ao fluxo de caixa das companhias.

            O fluxo de atendimento é o desenho e o dimensionamento por onde passam os produtos e informações. Este desenho deve ser construído por todos os setores onde os insumos e informações passam.

            Uma das virtudes ou resultados do bom fluxo de atendimento ou fluxo de valor é uma boa fluidez nas informações e uma ótima eficiência na velocidade de atravessamento dos produtos.
            Para construirmos um fluxo de atendimento e o fluxo de valor, os gestores e colaboradores devem estar abertos a uma profunda análise dos problemas de seus departamentos. Esta construção deverá ser feita em equipe e é primordial o envolvimento de todos os principais membros de cada setor, com isto, o resultado da análise do fluxo de valor será uma melhoria no atendimento do cliente final.