Inflação: O que fazer?

     Vejo um quadro muito mais psicológico sobre a inflação do que os impactos de custos reais que observamos diariamente nos noticiários, blogs, TV, etc.



     O que eu quero dizer com isto?


    Estamos em um momento muito "perigoso" no Brasil, e isto me lembra os tempos de 25 anos atrás, onde os produtos e serviços aumentavam o preço sem um explicação lógica, sem refletir os custos reais que as empresas estão sendo impactadas, ou seja, se o meu vizinho aumenta o preço, bem... o que eu estou esperando? Também vou aumentar!!

   Infelizmente, esta prática de aumentos sem uma razão apenas de custo, não pode ser apenas combatida pelas medidas econômicas do Banco Central, pois não obedecem uma mecânica econométrica e sim um comportamento psico social.

    Um bom exemplo que relata que os preços e tarifas aumentam não de forma impactada pelos custos, mas sim por outros fatores que vão além das medidas tecnocratas do Banco Central, são os preços dos combustíveis, pois quando o barril do petróleo estava USD100 tínhamos aumentos nos combustíveis por causa disto, porque o petróleo estava muito caro, mas e agora que o preço do barril está em USD 30 ou menos, o que passa?

     Resumindo, estamos entrando em uma fase de aumentos de preços nos produtos e serviços pelo famoso "efeito manada". Eu aumento, tu aumentas, ele aumenta, nós aumentamos...e aí vai!

        Para atenuar esta situação de efeito manada, apenas atitudes e ações que impactem na credibilidade  do processo de controle da inflação, feitos pelos órgão governamentais é que serão capazes de dar uma virada neste caminho.