O Talento TOYOTA II


Uma das principais virtudes no Sistema Toyota de produção é a inovação, mas esta só pode ser alcançada com a excelência no treinamento. Para manter e passar as atividades através de um bom treinamento é necessário que dentro do STP exista o trabalho padronizado, pois com este, todas as instruções são passadas com fidelidade para todo o trabalhador que está sendo treinado e assim manter um padrão de produtividade e até melhorá-la.

Existe uma ligação forte do trabalho padronizado com a instrução de trabalho, pois com este link existirá um padrão de manufatura. Aparentemente manter padrões parece que estamos enrijecendo o sistema de produção, mas no STP temos que contar com o Kaizen e assim alimentar novamente o sistema representado acima com a melhoria continua e termos ganhos de produção. ( LIKER & MEIER, 2008 - O Talento Toyota ).

Este sistema representado garante que sempre exista um padrão de produção, independentemente de quem fará a tarefa após ser treinado. Também com a ferramenta Kaizen aplicada neste sistema, garantirá a melhoria contínua.

O Talento TOYOTA

O desenvolvimento de pessoas é um dos principais trunfos da administração Toyota, pois na maioria dos princípios do STP trata das pessoas, sendo eles:

Princípio 1: Basear as decisões administrativas em uma filosofia de longo prazo,mesmo que em detrimento de metas financeiras de curto prazo.

Princípio 6: Tarefas padronizadas são a base da melhoria contínua e da capacitação dos funcionários.

Princípio 9: Desenvolver líderes que compreendam completamente o trabalho, vivam a filosofia e ensinem aos outros.

Princípio 10: Desenvolver pessoas e equipes excepcionais que sigam a filosofia da empresa.

Princípio 11: Respeitar a rede de parceiros e de fornecedores, desafiando-os e ajudando-os a melhorar.

Princípio 14: Tornar-se uma organização de aprendizagem pela reflexão encansável e pela melhoria contínua.

LIKER, K. Jeffrey e MEIER, P. David - O Talento Toyota - Bookman - São Paulo 2008.