Crise!

Temos que ter mais regulamentação na área financeira mundial, para manter os ativos com qualidade e assim recuperarmos a credibilidade e a confiança.
Avaliando o PIB e comparando com 2007, o crescimento brasileiro deverá ser de 0,5 à 1% em 2009.
O Japão estava estagnado nos últimos 10 anos em seu PIB, e no último trimestre de 2008 foi de -12%.
No Alto Uruguai o curto prazo, as commodities agrícolas estão ajudando a manter o mercado em movimento.
A economia argentina está em muitas dificuldades, devido a seca na agricultura, inclusive o governo está tentando segurar as exportações agrícolas e protegendo o seu mercado interno sem deixar entrar produtos importados.
O preço do petróleo está inviabilizando o etanol no Brasil, pois a cotação mundial está muito baixa.

A tendência é que as commodities busquem a média histórica, e assim devemos desconsiderar os valores dos últimos anos.

O aspecto cultural deverá mudar com a crise, principalmente o povo americano que ainda continua gastando além de sua poupança.

Conceitos básicos da TI aplicados a Logística:

• Avaliar as simulações para o transporte entre os pontos necessários, montando redes de simulação.
• A escolha do computador deverá ser feita de acordo com o software que vai rodar.
• Logística, montar um sistema para melhorar o canal de comunicação com o cliente, usando o CRM se necessário.
• Logística para encontrar o que eu quero comprar e depois efetivar a compra. Este objeto vem de qualquer lugar?
• Pensar na logística e na tecnologia que dará o suporte, pois mudou o perfil do comércio.
• Computação pervasiva ou ubíqua, que são sistemas não percebidos pelo usuário, como por exemplo, leitura de pacotes ou malas em aeroportos sem o uso manual de hardwares (rádio freqüência).
• Requisitos do sistema: todas as pessoas deveriam pensar em 6 aspectos, WCA, Análise Centrada no Trabalho, para avaliar o processo e não as pessoas.

Internacionalização

As empresas brasileiras enfrentam vários problemas quanto a internacionalização, mas alguns fatores são os que mais se repetem nas organizações nacionais, sendo eles:

Cultural:
Os brasileiros acham-se isolados culturamente e muito diferentes em relação as outras culturas mundiais, inclusive na América do Sul, porque somente nós falamos português.
Aqui também cabe ressaltar a falta de auto-estima do povo e do executivo brasileiro em sua maioria, pois em muitos casos nos achamos inferiores aos estrageiros.

Geográfico:
Somos a única nação que não fala espanhol na América do Sul e com isto inicia-se um isolamento que vai além do geográfico, que também é linguístico. O Brasil está longe dos principais blocos econômicos.

Motivacional:
Os executivos brasileiros não tem motivação para exportar, os desafios são imensos, a logística é complicada, as leis fiscais difíceis de entender, a burocracia é grande e a cada 2 anos o país passa por alguma reforma que acaba atingindo o câmbio e assim torna-se uma icognita exportar, por exemplo. Com isto, as empresas não possuem motivação para a internacionalização.