Publicação Revista Lideranças Março 2017


Como a Logística está reagindo e como reagirá após a crise econômica?

Ações para melhorar a Logística após a crise!

     Nas últimas semanas você deve estar lendo, vendo e ouvindo falar sobre a grande safra de grão que o Brasil está atingindo e os grandes resultados que estamos tendo em nossa balança comercial através do agrobusiness. E você não acha que isto é ótimo? Eu acho que Sim!

     Abaixo mostro para você a produção brasileira de grãos nos últimos anos, onde você pode observar um aumento na produção de mais de 32% em relação a 2011/12.

   
     Segundo o IBGE, temos entre 10% e 12% de perda de grãos durante o transporte após a saída da porteira das fazendas, ou seja, isto deverá representar uma perda de 22 milhões de toneladas nesta safra!
    
    

   
     Um dos modais mais utilizados para transportar toda esta carga anualmente é o transporte rodoviário, fazendo uso das nossa estradas, que em alguns casos estão em péssimas condições de trafegabilidade, e como consequência os custos e as perdas são muito grades. Estatísticas do IBGE diz que perdemos entre 10% à 12% a cada safra. Você pode imaginar o que é isto? São mais de 600.000 carretas de caminhões em perdas por safra!

     Como transportar esta safra toda até os consumidores finais, ou como levar estes grãos até os portos para exportar?

     Continue lendo este artigo, que vou abordar uma saída para reduzir as perdas de grão durante o transporte...

     Além disto, após os grãos chegarem nos portos, sofremos com outras ineficiências e perdas, aumentando também os custos de exportação. Para você ter uma ideia, anualmente perdemos 6% do PIB por ano, aproximadamente R$ 250 bilhões, segundo o Banco Mundial.




     E as nossas ferrovias?

     Segundos estudos e estatísticas da ABIFER - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, tivemos em média por ano na década de 70, mais de 30.600 vagões produzidos. Depois caímos para uma média anual de 3.400 vagões produzidos na década de 90, praticamente sucateando o transporte ferroviário no pais. Abaixo mostro para você no gráfico, mais detalhes da produção média anual por década.


     Você deve estar se perguntando como está hoje a produção média de vagões...estamos recuperando o atraso das décadas anteriores, ufa!

     E quais são os seus sonhos para este desafio de perdas de grãos no transporte ?


     -Acredito que você deve estar desejando estradas mais conservadas;
     -Também você deve estar pensando em mais ferrovias com vagões de cargas eficientes;
     -Portos preparados para escoar a safra com maior rapidez e economia;
     -Sistemas aduaneiros eficientes facilitando a exportação e com menor burocracia.

     Bem, estes são apenas alguns sonhos que eu e você estamos pensando e desejando, certo?

     E que tal minimizar a perdas de grãos e de quebra diminuir os impactos dos prejuízos causados pelo transporte?

     Qual o segredo para alcançar esta meta de redução nas nossas perdas?

     A grande saída para a redução nos impactos nas perdas é agregarmos valor aos nosso produtos. Temos que reduzir a exportação das commodities diretamente e de forma pura, ou seja, agregar valor aos produtos vendidos no mercado interno e exportados. Como?

     Aprofundando o nosso conhecimento na cadeia de suprimentos do agronegócio e transformando os nossos grãos em leites de alta qualidade, iogurtes, ovos ou massas,  e nas venda finais multiplicarmos o valor agregado aos produtos vendidos.



     Resumindo, a saída é diminuirmos o transporte de grãos até os portos e passarmos a transportar e exportar produtos de maior valor agregado, deixando a cadeia de suprimentos do agronegócio mais forte. Um bom exemplo disto são as nossas grandes cooperativas que transformam produtos e agregam valor.

     Se você está gostando destas ideias e do artigo e quer apoiar mais pessoas a enfrentar os desafios na cadeia de suprimentos, compartilhe ou deixe a sua opinião. Abs!