GESTÃO LOGISTICA INTERNACIONAL - I


TOYOTA - A Fórmula da Inovação
Autor: Matthew E. May - Ed. 3 - Campus - RJ - Pg 8

A Arte da Inventividade
A pressão de inovação em um mercado de concorrência acirrada recai sobre o indivíduo: devemos mostrar mais compromisso, mais adaptabilidade, progresso mais rápido, melhor execução, decisões mais firmes e pensamentos mais livres. Ao mesmo tempo, devemos administrar os riscos, atingir os objetivos de curto prazo e só apostar no garantido. Tudo dentro dos confins de ambientes que são, em geral, tudo, menos livres: sistemas poderosos, estruturas rígidas, programas contraditórios, privilégio de informações, dissimulação política e regras limitantes.

A verdade é que a incerteza, risco e fracasso fazem parte da inovação, e a capacidade de atingir os objetivos dos negócios nem sempre se enquadra com as capacidades pessoais necessárias para a inovação exigida. A solução: trabalhar como um artista. Trabalhar como um cientista.

Como? É necessário explorar sua expertise, correr atrás de possibilidades, rejeitar com coragem o status quo, ver a oposição como um desafio inventivo, impedir que a burocracia e a hierarquia reprimam sua criatividade, usar cortes e restrições de recursos como impulso para novas idéias e métodos. Buscar a pergunta simples do tipo de pensamento da "nova escola", presente no cerne de cada progresso, grande ou pequeno: Existe uma maneira melhor?

No comments: