O fluxo de atendimento está
intimamente ligado ou pode ser dito que é o resultado do fluxo de valor.
Uma
das grandes dificuldades na cadeia de suprimentos é que os gestores de cada
departamento nas organizações não conseguem ver ou estão míopes em relação aos
fenômenos fora de suas áreas. Esta miopia muitas vezes é maximizada pela
departamentalização “trancando” a movimentação de informações e materiais ao
logo do fluxo de atendimento como curvas de rio. Com isto, os produtos ou serviços não fluem com
rapidez, logo, comprometem o atendimento ao cliente e por consequência causam
danos ao fluxo de caixa das companhias.
O
fluxo de atendimento é o desenho e o dimensionamento por onde passam os
produtos e informações. Este desenho deve ser construído por todos os setores
onde os insumos e informações passam.
Uma
das virtudes ou resultados do bom fluxo de atendimento ou fluxo de valor é uma
boa fluidez nas informações e uma ótima eficiência na velocidade de
atravessamento dos produtos.
Para construirmos um fluxo de
atendimento e o fluxo de valor, os gestores e colaboradores devem estar abertos
a uma profunda análise dos problemas de seus departamentos. Esta construção
deverá ser feita em equipe e é primordial o envolvimento de todos os principais
membros de cada setor, com isto, o resultado da análise do fluxo de valor será uma melhoria no atendimento do cliente final.
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