Purchasing Strategy, o que é isto?

      Quais as ferramentas podemos usar para implantar uma estratégia em compras?

     Uma das dificuldades que tenho como executivo da área de Supply Chain é elaborar e implementar estratégias em suprimentos, leia-se: Compras, Materiais, Logística e importação.

     Quando eu não tenho estratégia...”Todos os caminhos estão errados quando você não sabe onde quer chegar.” – William Shakespeare.

       Logo, mesmo com a atual situação de crise econômica e política, você tem que ter um plano!

       Nossa cultura de crises fez com que não nos habituássemos a planejar, porque se tudo vai mudar amanhã, portanto, por que eu tenho que planejar?


       Neste momento crítico que estamos passando no cenário macroeconômico, você já foi desafiado a planejar?




Se sim, continue lendo este artigo, pois tenho uma dica para te dar.


     Logo abaixo vou mostrar uma ferramenta interessante para você aplicar em Strategic Purchasing, Strategic Sourcing, ou melhor, implementar nas áreas de Supply Chain, Compras e no Suprimento estratégico.

     Esta ferramenta chama-se MPEM - Matriz de Posicionamento Estratégico de Materiais.

     O que é a Matriz de Posicionamento Estratégico de Materiais?


     É uma ferramenta importante para as empresas focarem as estratégias de compras nos principais itens, ou seja, minimizar os riscos de suprimento e reduzir custos de forma focada e direcionada de acordo com a importância de material.

        Foi criada por Kraljic e sua publicação em trabalhos acadêmicos foi feita em 1983, também conhecida internacionalmente como "Kraljic portfolio purchasing model". Saiba mais logo abaixo.


        Como a MPEM está dividida?

        - Componentes competitivos;
        - Componentes não críticos;
        - Componentes de risco;
        - Componentes estratégicos.

        Como é composta a MPEM?

      Além dos 4 quadrantes já destacados anteriormente, a MPEM possui o eixo "X", que mede o risco de suprimento de cada item e o eixo "Y" que te dá a relevância na lucratividade e nos custos da organização.

        Após você classificar cada material de sua empresa, o importante é montar um plano de ação e uma política de materiais para cada quadrante, definindo assim como será regras para serem seguidas pela área de Supply Chain.

        Vamos lá! Mãos à obra, monte a sua MPEM em sua empresa! 

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