PMP - Programa Mestre de Produção


Para iniciar temos que conceituar e posicionar o Programa Mestre de Produção e o Plano Mestre de Produção:
Basicamente, o Plano Mestre de Produção ocupa-se com a programação dos produtos finais ou famílias de produtos. Sua visão é de longo prazo e em alguns casos podendo chegar a mais de um ano de abrangência. Na hierarquia o nível de planejamento do Plano Mestre de produção está acima do Programa Mestre de Produção.
Já o Programa Mestre de Produção possuí uma visão de tempo mais curta,com períodos de planejamento de semanas, meses ou trimestres, por exemplo. Nós usamos o Programa Mestre de Produção quando existem muitas variáveis nos produtos finais, e assim situamos o programa mestre em um nível abaixo do plano mestre de produção. O programa Mestre de Produção é o desejamos produzir fisicamente e leva em consideração as limitações e gargalos da fábrica, detalhando também os prazos dos pedidos.
O Programa Mestre de Produção pode ser usado para definirmos a rodada do MRP, fazendo a explosão dos componente a serem fabricados.
Para usarmos o PMP definitivamente é selecionarmos os itens que vamos colocar dentro dele para parametrizar o sistema, esta decisão é muito importante, pois define os itensque vamos controlar.
Outro aspecto relevante é que quando temos um rpoduto com muitas variáveis, como tratores,ônibus caminhões, fica muito difícil programar, logo podemos usar um nível abaixo na estrutura e nos preocuparmos com os grande conjuntos que fazem parte dos produto que vão para os clientes. Se trabalharmos com uma quantidade de famílias abaixo de 500 tipos fica interessante utilizarmos o PMP.
As listas de materiais ficarão mais "leves" nos trarão mais agilidade nos controles e na manutenção da estrutura do produto. Na figura acima podemos ver onde encontra-se o nível de aplicação do PMP:

No comments: