Redução de Custos em Materiais


Uma das principais atividades em Compras, Logística,Materiais, Suprimentos, etc é a busca constante de Reduções de Custos, pois estes setores da organização trabalham com a maior fatia dos custos industriais, que são os materiais adquiridos.
Normalmente, em uma montadora, indústria metal mecânica ou outra companhia que trabalha com grande demanda de insumos comprados, portanto esta deve direcionar seus esforços e atenção na busca constante das reduções de custos, para isto, podemos usar algumas ferramentas para reduzir os custos, assim vamos trabalhar neste bloco com algumas alternativas e exemplos de ferramentas.

Desenvolvimento de Fornecedores:
É importantíssimo ter uma equipe consolidada na área de Materiais, ou seja, Compradores que estudem e fiquem especialistas em determinadas commodities de materiais comprados, que acompanhem o mercado, pesquisem alternativas de fornecimento, visitem feiras, estimulem os fornecedores a trazer idéias para a empresa, etc. A companhia deve estar aberta e pronta para receber estas alternativas, pois delas é que vamos ganhar nos custos.

Times de Trabalho:
Os times de trabalhos multifuncionais são bem vindos sempre, porque temos funcionários de vários setores da organização, com experiências e visões diferentes e que podem agregar valor e idéias para a busca constante da redução de custos. Podemos criar times especializados também em determinados materiais e assim teremos especialistas que propõe e analisam todas as propostas e alternativas novas. Outro fator interessante é que os times disseminam rapidamente estas idéias e novos conceitos em materiais para todos os principais setores, nivelando o conhecimento e deixando-o arraigado definitivamente aos conceitos da companhia.
Outra visão que temos que avaliar com cuidado é o desenvolvimento e treinamento dos times de trabalhos, pois o ideal é que toda a equipe esteja preparada para interagir em time, porque do contrário podemos por todo o trabalho a perder pela falta de profissionalismo, falta de empatia entre os integrantes e também a falta de conhecimento técnico dos envolvidos.

Engenharia e Análise de Valor:
A EV/AV é uma ferramenta poderosíssima, pois com ela podemos ter excelentes resultados em redução de custos e processos dentro da empresa. A EV/AV iniciou na Segunda Guerra Mundial, devido a falta de recursos na época e de lá para cá vem sendo utilizada por vária empresas com sucesso.
Além da aplicação da metodologia, temos que atentar para a divulgação deste conceito para todas as áreas envolvidas no desenvolvimento, manufatura, compra e manipulação do produto.

Concluindo, para uma empresa ser competitiva no mercado, deve sempre focar seus esforços para os maiores gastos e custos, buscando otimizar, agregar valor ou reduzi-los drasticamente. A competição mundial entre setores e países está acirrada e não permite desperdícios de recursos e mão-de-obra.

No comments: